Perfil Instituicao

PERFIL

Instituição de Crédito

A Ci serve todas as principais instituições de crédito em Portugal. Se opera nesse setor, saiba como pode tirar todo o partido dos nossos conteúdos estatísticos!

As bases de dados estatísticas da Confidencial Imobiliário são uma ferramenta utilizada por todas as maiores instituições de crédito nacionais. Recorrem aos indicadores Ci:

Os Bancos usam as estatísticas Ci para responder a diversas necessidades de informação em toda a cadeia de relacionamento com o mercado imobiliário:

Na concessão de crédito, a partir de bases de dados com o SIR – Sistema de Informação Residencial e o SIR-RU, procedem à:

  • Análise de risco de operações de crédito, validando os pressupostos de mercado dos projetos imobiliários;
  • Validação de avaliações realizadas, com sistemas de alerta dos valores atípicos face a cada zona e tipo de imóvel;

Na monitorização do valor dos colaterais de crédito, a partir dos Índices de Preços de Imóveis Residenciais e Comerciais, procedem à:

  • Verificação do valor dos ativos, no quadro dos requisitos determinados pela Supervisão Bancária;

Na gestão de imóveis próprios, no contexto da recuperação de crédito, recorrem ao SIR – Desinvestimento Bancário, uma ferramenta de acesso exclusivo às instituições de crédito, que congrega a informação de todos os imóveis em venda e transações realizadas. Com base no SIR – Desinvestimento Bancário, procedem à:

  • Análise geral das tendências de agregadas da carteira de imóveis na posse dos Bancos;
  • À decisão sobre preços de venda e melhores canais de venda, para cada imóvel e segmento de mercado;