• Release de Dados SIR - Reabilitação Urbana | Dados de Junho de 2021

  • Voltar
21 Jul 2021

 

 
Header
 
 
Aceda desde já aos últimos dados do mercado
Síntese de Resultados
 
No segundo trimestre de 2021, as 17 freguesias centrais de Lisboa, monitorizadas pelo SIR – Reabilitação Urbana, tiveram um aumento de 3% no volume de vendas de habitação, atingindo um total de 1.255 negócios. Comparando com o 1º trimestre de 2020, o último quase ainda sem efeito da pandemia, este mercado apresenta um nível de atividade 18,9% abaixo do patamar inicial, sofrendo o impacto do confinamento do começo do presente ano, no qual se inverteu a tendência de recuperação verificada nos dois trimestres anteriores.

De todas as freguesias analisadas, as de Santo António e de Santa Maria Maior, precisamente as duas mais valorizadas da cidade, são as que registam uma recuperação mais baixa, apresentando um nível de atividade que não atinge os 50% face ao último trimestre "pré-covid". Nestas zonas, destacam-se, ainda, os bairros da Baixa Pombalina e do Chiado, por terem a maior perda de dinâmica. Em contrapartida, os bairros que apresentaram maior nível de atividade e que estão mesmo acima do patamar "pré-covid" são as Avenidas Novas, o bairro de Alvalade e o bairro Camões (delimitado a norte pela Duque de Loulé).

Apesar da queda na liquidez, os preços médios no mercado de novos mantiveram-se estáveis, superando os 6,5 mil euros/m2. Já na classe energética "D", representativa dos fogos usados, a recomposição geográfica do mercado levou os preços para apenas 4 mil euros/m2, depois de terem atingindo quase 5.300 no final de 2020.

Já do lado das ARUs da cidade do Porto, se o 2º trimestre trouxe uma perda trimestral de 6,9% no número de transações, na prática está-se perante o mesmo patamar de atividade observados antes da crise pandémica. Quanto a preços, este é o segundo trimestre consecutivo no qual este mercado gerou uma média de preços acima dos 3,3 mil euros/m2.

Aceda desde já a todos os dados, bairro a bairro, com fonte SIR-Reabilitação Urbana.
 
 
 
 
PLATAFORMA SIR | ACEDA EM:
sir.confidencialimobiliario.com
 
 
 
 
MarketIntelligence
 
 
 
Produza os seus mapas, tabelas e gráficos de dados
 
MapasTabelasGraficos
 
 
 
Sobre o SIR-RU
 
O SIR - Reabilitação Urbana resulta do tratamento realizado pela Confidencial Imobiliário aos dados de transações de imóveis realizadas dentro das ARUs das cidades de Lisboa e do Porto. Tais dados são anonimizados, advindo das comunicações de venda realizadas junto dessas Autarquias no contexto dos respetivos direitos de preferência. O SIR-RU tem atualização mensal, com resultados à escala do bairro.
 
 
 
 
Logo Ci  
SOBRE A Ci
A Confidencial Imobiliário é um databank, sendo a única fonte em Portugal com dados estatísticos sobre preços de transação e contratos de arrendamento de imóveis residenciais. Contacte-nos
 
Contactos
Rua Gonçalo Cristóvão, 185 – 6º
4049-012 Porto
Tel: 22 208 50 09
Fax: 22 208 50 10
gestao@confidencialimobiliario.com
 
 
  © Imoestatística, Lda. Todos os direitos reservados.