Revista Capa Ci Ler Edição

OPINIÃO

[ Voltar ]
Rui Peixoto Duarte
Rui Peixoto Duarte
Conselho Editorial da Ci

O ADN do Porto

O ADN do Porto é marcado pela vivência cosmopolita, o empreendorismo, a genuinidade social e um profundo espírito de liberdade.

Nos últimos anos tem vindo a afirmar-se como um destino de turismo, lugar de residência e destino de projectos de investimento internacional. 

O Turismo é um sector económico estratégico e com perspectivas de crescimento sustentado da procura a longo prazo a nível global. Na lista das 20 principais cidades europeias o Porto aparece já na posição 19.ª em termos de receita por quarto disponível (Rev Par), com 50,6€, com um aumento de receita por quarto de 20,4% face a 2014. A capacidade instalada e aeroportuária permitem, ainda, aumentar significativamente a ocupação, factos potenciados pelo reconhecimento internacional do Porto, mais do que uma vez, como um destino turístico de excelência.

O quadro legislativo é hoje favorável pela actualização da legislação sobre os empreendimentos turísticos, a reabilitação urbana, os respectivos incentivos fiscais criados, regime do alojamento local e a adequada posição das autoridades públicas.

São cada vez mais os estrangeiros que escolhem o Porto, também, como local de residência, franceses, brasileiros e de muitas outras nacionalidades, reconhecem a qualidade de vida existente, a tranquilidade e segurança e o acesso fácil a outros destinos. 

Também aqui o quadro regulamentar e fiscal teve um papel essencial de incentivo, através do regime fiscal do Residente Não Habitual e do Golden Visa. A importância económica dos investimentos realizados por via destes programas tem que se contabilizar em toda sua dimensão pelo acréscimo de consumo que geram estes novos residentes atento o seu poder aquisitivo. 

Uma parte significativa destes novos residentes são pessoas reformadas ou próximas da reforma, mas não só, há também profissionais e empreendedores envolvidos em actividades de alto valor acrescentado.

No que respeita ao segmento da terceira idade creio que ainda há muito a fazer na captação de projectos de investimento, de entidades especializadas em residência para idosos, tendo em conta aquilo que hoje podemos oferecer.

O Porto sempre se distinguiu pela iniciativa empresarial, pequenas e médias empresas mas também instituições financeiras e grandes empresários nacionais são originários da região que tem o Porto como cidade de referência. O sentido de criação de novas iniciativas, empresariais, sociais e artísticas está presente no espírito do Porto.

O empreendedorismo é um conceito cada vez mais vivo em várias faculdades e institutos de investigação e desenvolvimento ligados à Universidade do Porto, onde vários projectos em colaboração com investigadores de diferentes nacionalidades estão envolvidos. 

O investimento internacional reconhece as capacidades formativas em áreas como as engenharias e as ciências buscando os formandos destas escolas para o desenvolvimento dos seus projectos. Empresas das áreas das tecnologias da informação têm escolhido o Porto como o local ideal para desenvolverem várias iniciativas.

Os alunos da universidade do Porto são dos mais activos na participação em programas de intercâmbio internacional como o Programa Erasmus da União Europeia. Por sua vez, a Universidade do Porto acolhe, estudantes oriundos de diferentes Estados Membros. Estes jovens irão manter laços e serão embaixadores da cidade guardando memórias dos tempos passados e das amizades criadas. 

Será necessário continuar o esforço de divulgação através de várias iniciativas para que o ADN do Porto, seja cada vez mais divulgado e conhecido porque disso beneficiarão os portuenses e Portugal.

Apoios

Últimas Edições